Mulheres em Marcha em 2010!

Faltam aproximadamente 50 dias para a próxima ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres. No Brasil, de 8 a 18 de Março 3000 mulheres vão percorrer o caminho de Campinas à São Paulo, lutando por autonomia econômica, pelo fim da violência sexista, pelo acesso aos bens públicos e pela paz e desmilitarização. Através da nossa irreverência, nossas palavras de ordem e nossa perseverança vamos construir um momento histórico para a luta das mulheres no Brasil e no mundo.

Para quem não sabe a Marcha Mundial das Mulheres foi inspirada na iniciativa do movimento de mulheres de Quebec, no Canadá, a partir de uma marcha realizada em 1995, quando 850 mulheres percorreram 200 quilômetros, pedindo, simbolicamente, “Pão e Rosas”. A partir de 1998 essas mulheres começaram a organizar uma rede global de mulheres, em torno da luta contra as causas da pobreza e contra a violência contra as mulheres. Desde 2000 duas ações internacionais de grande repercussão foram organizadas. A primeira contou com diversas manifestações regionais e locais e, em seu encerramento, 5 milhões de assinaturas foram entregues na sede da ONU, em Nova York. Em 2005, outra série de mobilizações aconteceram em todo o globo. A carta mundial das mulheres para a humanidade e uma colcha de retalhos coletiva percorreram todos os continentes.

Estamos no ritmo intenso de preparação para a nossa próxima ação. Para a nossa marcha de Campinas à São Paulo tudo está sendo planejado de maneira detalhada. Para garantir uma atividade tranqüila, organizada e segura várias de nós se dividiram em comissões que vão garantir a infra-estrutura como comida, água, transporte das bagagens, segurança e saúde.

Sabemos que o cotidiano da vida das mulheres é sempre de muito trabalho. Convivemos com duplas, triplas jornadas de trabalho e, portanto, sabemos os ajustes e esforços que cada mulher está tendo que fazer para participar da nossa próxima ação. É importante pensar soluções coletivas para esses desafios. Nós mulheres estudantes, contamos com um ofício da União Nacional dos Estudantes, que poderá ajudar na dispensa de aulas. Outra alternativa é conversar no próprio colegiado ou entre os professores.

Confira a plataforma da Ação 2010 no link http://www.sof.org.br/ (jornal MMM - Ação 2010)
As mulheres que estão interessadas em participar devem fazer o cadastro. Para tal, enviem um email para mulherespucmg@gmail.com e solicitem a ficha.

Seguiremos em luta até que todas sejamos livres!!!!