Dica de Leitura




Diversas são as histórias que tentam contar a origem do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 08 de março ao redor do mundo. Quantas pessoas nem sequer conhecem algumas dessas histórias e desconhecem as motivações que tornaram esta data tão importante para a luta do movimento de mulheres?

Conhecer essas motivações e desvendar os mitos e os fatos que deram origem ao 8 de março é o que nos traz o livro de Ana Isabel Álvarez González, agora traduzido para o português. A pesquisa realizada pela autora vai a fundo conhecer a história do movimento de mulheres socialistas dos finais do século XIX e início do século XX. Revela o embate e as contradições dentro do movimento socialista quanto ao reconhecimento da importância da igualdade entre os sexos e da libertação das mulheres, mostrando as principais reivindicações do período: a luta das mulheres pelo direito ao voto, pelo reconhecimento como portadora de bens e direitos, acesso ao trabalho e ao espaço público.

O livro percorre, então, a história das diversas manifestações de mulheres e suas bandeiras de lutas e aos poucos vai dando pistas sobre a origem do 8 de março. Em 1910, em uma Conferência Internacional, realizada em Copenhague, as mulheres socialistas aprovaram um Dia Internacional das Mulheres, que passou a integrar os diferentes países na luta pela igualdade e libertação da mulher. A comemoração ocorria em datas diferentes nos diversos países.

A história do movimento de mulheres foi afetada por grandes acontecimentos políticos, como a eclosão das duas grandes guerras mundiais e da Revolução Russa, aspectos que a autora retrata em sua análise. É com a Revolução Russa em 1917, na qual a participação das mulheres foi determinante, que as pistas vão se revelando quanto à determinação da data do 8 de março como o dia de luta internacional das mulheres.

O livro relata, também, os acontecimentos do trágico e marcante incêndio em uma fábrica nos Estados Unidos, onde mais de cem operárias foram mortas, desconstruindo o mito que o vincula à criação do Dia Internacional da Mulher.

Os acontecimentos históricos contados por Ana Isabel param após a eclosão da Segunda
Guerra Mundial, no entanto a luta do movimento feminista e as comemorações do Dia Internacional das Mulheres não param por aí. Conhecer os acontecimentos que originaram e determinaram o 8 de março como um dia de luta das mulheres ao redor do mundo é fundamental tanto para a compreensão da história do movimento feminista como para o fortalecimento de sua luta. Conhecer quais foram os desafios, as formas de luta e as reivindicações de nossas predecessoras feministas e socialistas contribuem para que o movimento feminista siga sua luta, tendo o 8 de março como um dia político no qual a luta das mulheres se unem para transformar o mundo.

A edição também traz um rico anexo de textos, em especial, de ativistas do movimento de mulheres socialistas da época, como Clara Zetkin e Alexandra Kollontai, que registram debates e acontecimentos que complementam informações históricas tratadas ao longo do livro.

Ana Isabel Álvarez González. As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. São Paulo: SOF-Expressão Popular, 2010. 208 p.

Preço: R$ 15,00
Para comprar o livro é só enviar um email para mulherespucmg@gmail.com

Nenhum comentário: