Dica de filme sobre
movimento sufragista
nos Estados Unidos
FILME: Anjos Rebeldes

Título original: Iron Jawed Angels
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Katja von Garnier
Elenco: Hilary Swank, Margo Martindale, Anjelica Huston, Frances O’Connor, Lois Smith, Vera Farmiga, Brooke
Smith, Adilah Barnes, Laura Fraser, Semen Hirzhner, Jeremy Nichols, Donna York Dunn, Kristina Vensko, Molly Parker, Lois Sanders.
Duração: 123 minutos Gênero: Drama
Estúdio: HBO Films / Spring Creek Productions / Blue Dominion Productions Inc.
Sinopse:

Em 1912, Alice Paul, que viveu um bom tempo na Inglaterra, vai com sua melhor amiga se encontrar com a reverenda Anna Howard Shaw, que preside a Associação Nacional das Mulheres Sufragistas. Alice, feminista, está disposta a arriscar tudo para obter uma emenda na constituição que permita que todas as americanas votem. Elas querem organizar uma passeata em Washington no dia da posse do presidente Woodrow Wilson. Para isso, conseguem o apoio da líder das operárias de uma grande fábrica. Ida Wells-Barnett, uma negra de Chicago, diz que marchará desde que as negras fiquem junto com as brancas. Emily, esposa do senador democrata Thomas Leighton, cujo partido é contra o voto feminino, também se envolve na causa.
No dia da passeata muitas pessoas foram aplaudir ou protestar. O clima era cada vez mais tenso, pois os que protestavam se mostravam agressivos.

Fontes: adorocinema.com.br / Almanaque da Mulher: a incrível jornada ( SNMT da CUT Brasil, 2009) / com edição do Blog Mulheres em Marcha

Nenhum comentário: